O Cristão de ser puro

Quando criança eu sempre ouvia falar que pra uma pessoa entrar na igreja, ela não poderia fumar, beber, ter relações sexuais antes de casar, cortar o cabelo e usar terno. O Cristão deve ser puro, santo, separado e só eles eram os verdadeiros filhos de Deus. E acredite, para uma pessoa que cresce ouvindo que “somos todos filhos de Deus” e o “crente” afirma que só eles tem o direito de ser chamados de Filhos de Deus, é uma ofensa.

Até que um dia eu me converti…

A primeira coisa que aprendi como novo convertido é que a Bíblia deveria ser a minha bússola, meu norte, meu manual de comportamento. É ela que diz o que devo ou não fazer e que a partir dali, o “Espírito Santo” me daria inspirações e novas direções. Foi a partir daí que eu aprendi que na verdade, há doutrinas bíblicas, de pastores, eclesiásticas e assim vai.

Primeiro, vamos aqui citar o que é Doutrina:

doutrina
substantivo feminino
  1. 1.
    conjunto coerente de ideias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas.
  2. 2.
    conjunto das ideias básicas contidas num sistema filosófico, político, religioso, econômico etc.

Então, há algumas questões na Bíblia, que são um pouco difíceis de explicar, que algumas vezes o próprio Espírito Santo nos ensina (para aqueles que são batizados nEle) e há questões que os Teólogos explicam e há questões que a gente lê e entende logo, principalmente quando o assunto se refere a comportamentos, como o Apóstolo Paulo cita em suas cartas.

Acredito que você já ouviu que não corta o cabelo, que não se depila, que fica gritando Glórias e usando ternos, como se fosse Doutrina Bíblica e não é. Não há na Bíblia nenhum tipo de doutrina referente a depilação, corte de cabelos, gritar glória, dar pulos, rodopiar e outras coisas, mas, há na Bíblica diversas “passagens bíblicas, ensinamentos ou doutrinas” são essas palavras que o Cristão costuma ouvir, que explica ou define algumas questões, para todos os Cristãos, apenas para os Judeus da época ou específico para os Cristãos daquela cidade e ao analisar, aprendemos que como ocorria naquela época e continua a ocorrer até hoje, então o ensinamento também é pra nós.

Exemplo: Onde diz na Bíblia que o homem não pode xingar palavrão? A expressão “xingar palavração ou exatamente palavrão” não existe, mas há citações como “palavras torpes”. Vamos ver o significado?

torpe
/ô/
adjetivo de dois gêneros
  1. 1.
    que contraria ou fere os bons costumes, a decência, a moral; que revela caráter vil; ignóbil, indecoroso, infame.
    • que contém ou revela obscenidade; indecente.
  2. 2.
    que causa repulsa; asqueroso, nojento.
  3. 3.
    que apresenta mácula; sujo.
Origem
⊙ ETIM lat. turpis,e ‘disforme, desfigurado, feio; vergonhoso; ignóbil’

Então:

Efésios 4:29-32 NTLH

29 Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. 30 E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará. 31 Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! 32 Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.

Entendeu?

Não é a igreja que proíbe, você de falar palavrão, mas a Bíblia orienta como devemos nos comportar. E vamos além. Lembra do título desde artigo? O Cristão deve ser puro! Pois a própria Bíblia orienta:

Efésios 5:1-5

Pureza de vida
Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus!
Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês. Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus. Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria).

Eu grifei e colori os versículos. Não é a igreja que diz que você não deve fazer, mas a Bíblia mesmo orienta.

SEJA PURO!

Alexandre Cruv