O Cristão de ser puro
Quando criança eu sempre ouvia falar que pra uma pessoa entrar na igreja, ela não poderia fumar, beber, ter relações sexuais antes de casar, cortar o cabelo e usar terno. O Cristão deve ser puro, santo, separado e só eles eram os verdadeiros filhos de Deus. E acredite, para uma pessoa que cresce ouvindo que “somos todos filhos de Deus” e o “crente” afirma que só eles tem o direito de ser chamados de Filhos de Deus, é uma ofensa.
Até que um dia eu me converti…
A primeira coisa que aprendi como novo convertido é que a Bíblia deveria ser a minha bússola, meu norte, meu manual de comportamento. É ela que diz o que devo ou não fazer e que a partir dali, o “Espírito Santo” me daria inspirações e novas direções. Foi a partir daí que eu aprendi que na verdade, há doutrinas bíblicas, de pastores, eclesiásticas e assim vai.
Primeiro, vamos aqui citar o que é Doutrina:
-
1.conjunto coerente de ideias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas.
-
2.conjunto das ideias básicas contidas num sistema filosófico, político, religioso, econômico etc.
Então, há algumas questões na Bíblia, que são um pouco difíceis de explicar, que algumas vezes o próprio Espírito Santo nos ensina (para aqueles que são batizados nEle) e há questões que os Teólogos explicam e há questões que a gente lê e entende logo, principalmente quando o assunto se refere a comportamentos, como o Apóstolo Paulo cita em suas cartas.
Acredito que você já ouviu que não corta o cabelo, que não se depila, que fica gritando Glórias e usando ternos, como se fosse Doutrina Bíblica e não é. Não há na Bíblia nenhum tipo de doutrina referente a depilação, corte de cabelos, gritar glória, dar pulos, rodopiar e outras coisas, mas, há na Bíblica diversas “passagens bíblicas, ensinamentos ou doutrinas” são essas palavras que o Cristão costuma ouvir, que explica ou define algumas questões, para todos os Cristãos, apenas para os Judeus da época ou específico para os Cristãos daquela cidade e ao analisar, aprendemos que como ocorria naquela época e continua a ocorrer até hoje, então o ensinamento também é pra nós.
Exemplo: Onde diz na Bíblia que o homem não pode xingar palavrão? A expressão “xingar palavração ou exatamente palavrão” não existe, mas há citações como “palavras torpes”. Vamos ver o significado?
-
1.que contraria ou fere os bons costumes, a decência, a moral; que revela caráter vil; ignóbil, indecoroso, infame.
-
que contém ou revela obscenidade; indecente.
-
-
2.que causa repulsa; asqueroso, nojento.
-
3.que apresenta mácula; sujo.
Então:
Efésios 4:29-32 NTLH
Entendeu?
Não é a igreja que proíbe, você de falar palavrão, mas a Bíblia orienta como devemos nos comportar. E vamos além. Lembra do título desde artigo? O Cristão deve ser puro! Pois a própria Bíblia orienta:
Efésios 5:1-5
Eu grifei e colori os versículos. Não é a igreja que diz que você não deve fazer, mas a Bíblia mesmo orienta.
SEJA PURO!
Alexandre Cruv