Estudos Novo Convertido

Cam se deu mal fofocando sobre seu pai Noé

Fofoca, tudo mundo sabe o que é fofoca. Mas infelizmente é uma atitude corriqueira e que passa desapercebido, como se fosse algo normal, como se não trouxesse problemas ao que pratica e a quem é a vítima dele.

Trazendo do dicionário o significado de fofoca, vemos o seguinte:

fofoca
substantivo feminino
1. ato ou efeito de fofocar.
2. dito maldoso; mexerico, disse me disse.

Melhorando o conceito de fofoca

A fofoca consiste não somente no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos (em mentiras), especulando em relação à vida alheia mas também em divulgar fatos verídicos da vida de outras pessoas sem o consentimento das mesmas, independente da intenção de difamação ou de um simples comentário sem fins malignos.

O texto acima e grifado, reflete a atitude de Cam em relação ao seu pai Noé, logo após o dilúvio, como podemos ler em Gênesis 9, a partir do versículo 20 (Versão NVT).

20 Depois do dilúvio, Noé começou a cultivar o solo e plantou uma videira. 21 Certo dia, bebeu do vinho que ele próprio havia produzido, ficou embriagado e foi deitar-se nu em sua tenda. 22 Cam, pai de Canaã, viu que seu pai estava nu e saiu para contar aos irmãos. 23 Então Sem e Jafé pegaram um manto e o colocaram sobre os ombros. Em seguida, entraram na tenda de costas e, olhando para o outro lado a fim de não ver a nudez do pai, cobriram-no com o manto.

24 Quando Noé se recuperou da bebedeira e descobriu o que Cam, seu filho mais novo, havia feito, 25 exclamou:

“Maldito seja Canaã!
Que ele seja o servo mais insignificante de seus parentes!”.

26 E disse ainda:

“Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem, e que Canaã seja servo de seu irmão!
27 Que Deus amplie o território de Jafé! Que Jafé compartilhe da prosperidade de Sem
e Canaã seja seu servo”.

Meditando em cima do texto grifado

Vamos pegar somente os textos grifados (destacados) pra gente analisar duas situações. A primeira é a de Cam, que apesar da bíblia não dar muitos detalhes, mas comparado a que acontece na atualidade, podemos perceber que Cam zombou de seu pai ao sair para contar aos irmãos. Cam, poderia ter coberto o pai e manter o assunto em segredo, afinal de contas, a bíblia relata que Noé… ficou embriagado e foi deitar-se nu em sua tenda. Ou seja, foi na tenda Noé que isso aconteceu e poderia a situação ficar ali mesmo.

Posso imaginar Cam falando assim: Ah! nosso pai lá na tenda, sabe como? doidão, bebão e peladão kkkk.

Já seus irmãos, Sem e Jafé, ao ouvir Cam, tiveram uma atitude louvável, totalmente diferente dos irmãos. Tiveram todo o cuidado de não expor o pai ao ridículo. Foram até a tenda do pai, com todo cuidado para não ver o pai nú, com um manto sobre os ombros e de costas, cobriram a nudez do pai. Provavelmente, a bíblia não relata, mas imagino que cuidaram do Pai para que não saísse da tenda até o efeito da embriaguez passar.

E com meus grifos, vemos o resultado da fofoca de Cam:

“Maldito seja Canaã!
Que ele seja o servo mais insignificante de seus parentes!”.

Algumas vezes a gente orienta sobre o assunto, mas o diabo estabeleceu uma frase para ignorar essas orientações: Não tem nada a ver.

Isso por que hoje a fofoca “dá dinheiro”, ela alimenta uma indústria bilionária, por que há pessoas que são consumidoras assíduas a ponto de pagar por exclusividade para ver a foto do filho do artista número um do país.

Mas pra nós cristãos, o que temos a ver com a fofoca? Devemos fugir dela.

O que a Bíblia ensina sobre fofoca?

(1) A palavra fofoca não aparece na Bíblia. No entanto, vários sinônimos dela aparecem. Por exemplo, em Levítico 19:16 a Bíblia nos orienta: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR”Observe que o “mexerico” ou a “fofoca” é apontada aqui como algo que atenta contra a vida do próximo, daí a ordem de não sermos mexeriqueiros. A Bíblia também fala do maldizente (Provérbios 18:8) e do difamador (Provérbios 16:28). Todas essas palavras apontam para a fofoca.

(2) Além disso, observamos em diversos textos, sérias advertências a respeito de espalhar fofocas das pessoas. Em Provérbios 6:16 e 19 Deus diz que abomina tal ato: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina (…) testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”. Isso demonstra claramente o que a Bíblia ensina sobre a fofoca, ou seja, a Bíblia sempre a relaciona como algo mau, como um comportamento não aceitável.

Os perigos da fofoca

(3) Outro fato bíblico muito importante é que a Bíblia nos indica que a nossa língua é perigosa. O texto de Tiago 3:6 nos mostra o quanto a língua é perigosa: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”. Esse é um texto forte que mostra que uma língua controlada pelo desejo da fofoca, da maledicência e de outros pecados da língua, tem grande poder de destruição não só da própria pessoa, mas também de outros.

(4) O servo de Deus é incentivado na Bíblia a controlar seus lábios, a resistir ao desejo de fofocar da vida dos outros. Antes, ele é incentivado a usar as palavras para abençoar: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente” (Provérbios 10:19). Isso mostra que se falamos muito e sem pensar, corremos o risco de pecarmos muito mais. O que a Bíblia ensina sobre fofoca? Este texto resume muito bem: “O mexeriqueiro (fofoqueiro) descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre” (Provérbios 11:13 – acréscimo meu entre parênteses).

Fofoca, fuja dela já.

Alexandre Fernandes
Cristão da Universal