Estudos

Como entender quem é filho de Deus na prática.

Todo mundo que ser filho de Deus. Você pode perguntar a qualquer um da sua família ou a desconhecidos na rua. Pergunte se eles são filhos de Deus. A resposta vai ser sempre sim! Somos filhos ou todos nós somos filhos de Deus.

Agora, faça uma experiência prática caso tenha coragem. Vá na rua, chegue diante de um desconhecido e comece a bater papo com ele o chamando de pai:

  • – Oi pai, tudo bem? Quanto tempo a gente não se vê! Quando o senhor vai lá em casa? (faça e me conte). Mas mesmo não contando, provavelmente você vai ouvir o seguinte: – Tá maluco? Eu não sou seu pai, ou eu não tenho filho desse tamanho!

Alguns até devem responder com agressividade: Olha a minha cor e olha a sua? Como posso ser seu pai?

Eu gostaria muito que você que está lendo experimentasse isso, por que eu já fiz, diversas vezes e você vai ouvir as mais diversas respostas; Alguns vão responder com sorrisos, outros com ofensas e principalmente preconceituosas, como sendo você um negro, chegar diante de uma pessoa branca e dizer que é seu filho.

Por que as pessoas vão reagir mal? Por que pro mundo, pai é aquele que junto com uma mulher, concebeu uma criança que deve o mesmo sangue, DNA, traços semelhantes, seja na aparecencia ou no comportamento e há também outros tipos de pai.

Há os pais de criação, que são aqueles que apesar de não tê-lo concebido junto a mulher que está convivendo (pois a criança tem pai biológico), mas assume a responsabilidade da criação da criança (e até o chama de filho) que com o tempo, mesmo não tendo características físicas, o filho, mas terá de caráter, personalidade, comportamento de quem o cria.

Há também o pai adotivo, que junto com a esposa assume a paternidade de uma criança, que pode ter ou não, pais biológicos.

E no caso de Deus de quem é Pai?

Fica claro que a Bíblia cita que Deus é sim Pai, porém, não de todos, mas de um grupo específico de pessoas. O outro grupo de pessoas, por viver longe de Deus, são filhos do maligno, como nos descreve o apóstolo João:

“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.” (1Jo 3. 10)

DEUS É PAI DE QUEM, ENTÃO? Calma que a Bíblia esclarece:

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (Jo 1. 12).

Os filhos de Deus são os que “o receberam” e “creem no seu nome”. De QUEM está falando o texto? De Jesus Cristo! Somente aqueles que O recebem em suas vidas pela fé têm o privilégio de serem filhos de Deus.

Mas afirmar para essas pessoas, que elas não são filhos de Deus, é uma ofensa. Por que todo mundo que se considerar filho, sem ser. Querem parte da Herança de Deus, sem ser filho, mas não aceita, qualquer ser chamado de seu filho ou de ter parte na sua Herança.

E eles se sentem mal, se sentem ofendidos por isso e vêm o Cristão com maus olhos, por que o Cristão, aquele que entregou a vida ao Senhor Jesus, que abriu mão de viver sua vida normal, para viver segundo a direção do Espírito Santo,

Agora a pergunta que não quer calar: O que fazer para se tornar um Filho de Deus?

Deixo com vocês…

Obreiro Alexandre Fernandes
Cristão da Universal, Blog do Cruv