Estudos Novo Convertido

Guardando o coração vestindo a armadura de Deus.

Costumo dizer que somos (digo o Cristão) orientados o tempo todo a lutar contra o diabo e seus demônios. Mas o diabo não se apesenta a nós pessoalmente, pois é um ser invisível; Mas ele usa situações e pessoas para nos afrontar. E digo mais, sujar o nosso coração. É no coração que começa a derrota do Cristão.

O diabo não tem poder de nos tocar, Mas ele usa pessoas próximas que amamos ou que consideramos, antigos amigos e em situações onde diríamos (isso não era pra acontecer).

Costumo também dizer que se ouvimos algo ruim, ofensivo da boca de um colega, patrão, qualquer um onde não há um forte laço de amizade, ouvimos e dizemos: Tá amarrado! Logo repreendemos com a boca e na fé a situação e até com oração. Mas, quando é alguém que consideramos, dói no coração, fazendo com que aquela palavra doa, como se fosse um soco na boca do estômago.

E esse é o objetivo do diabo. Fazer a gente ver, ouvir e sentir algo, que nos faça esquecer a quem devemos recorrer (que é o Senhor Jesus) e nos fazer viver aquela angústia, até se transformar em mágoa.

Vamos aqui lembrar casos de criança. Na escola, João fala mal de Pedro. Maria fala pra Pedro que João está falando mal dele. Os outros amigos quem também sabem da história, ao invés de orientar a João a parar de falar mal de Pedro, querem é na verdade, que piore a relação entre eles para fomentar a briga. Lembra da frase: Se eu fosse você eu não deixava barato!

A partir daí, vem os conselhos do diabo: Se eu fosse você arrebentava a cara dele, se eu fosse você dava um soco no nariz e fazia sangrar, se eu fosse você, se eu fosse você… ou seja, o diabo vai sugerindo na cabeça de Pedro toda a sorte de maldade até preencher o coração. Alguma coisa Pedro terá que fazer com João.

Pedro se encontra com João e acerta a cabeça dele com uma barra de ferro. João é internado e morre. Pedro, se sente culpado e começa a procurar todos aqueles que o incentivaram a tomar as decisões mais drásticas e esses amigos, desaparecem ou falam: Mas eu não mandei você fazer nada, você fez por que você quis, o que eu disse foi: Se eu fosse você… mas eu não sou você, então eu não fiz nada.

Ou seja, o diabo fica o tempo todo sugerindo maldades para encher o coração. E não é sem razão, que em Provérbios 4:20-24 em diante, a Bíblia nos orienta, onde eu negrito algumas palavras:

20 Meu filho, preste atenção ao que digo; ouça bem minhas palavras.
21 Não as perca de vista; mantenha-as no fundo do coração.
22 Pois elas dão vida a quem as encontra e saúde a todo o corpo.
23 Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida.
24 Evite toda conversa maldosa; afaste-se das palavras perversas

Veja bem a orientação, que não é minha, mas inspirada pelo Próprio Deus, no livro de Provérbios. Quando a gente ouve uma palavra perversa, ela vai direto pro coração e tende a fazer desgraça.

Por isso, a Bíblia também nos orienta em Efésios 6. 10-19 o seguinte: (com meus negritos).

A Armadura de Deus

10 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 
11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo,
12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 
13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. 
14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça 
15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. 
16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. 
17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 
18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
19 Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho,

Guarde essa orientação e pratique 🙂

Alexandre Fernandes
Cruv.

Author

Alexandre Lima