Partidarismo na Igreja

Vamos a meditação do primeiro livro de Paulo aos Coríntios a cerca de divisões ou partidarismo na igreja.

Quando um grupo de pessoas se reúnem para discutir sobre um assunto, raramente vamos encontrar unanimidade; Mesmo dentro de um fã-clube vamos encontrar fãs que gostam de algo e menos de outro e vice-versa.

Na carta de Paulo (1 Coríntios 1. 10-17) lemos sobre a discução, quem dos que vieram até o Corinto e pregaram o Evangelho era o melhor? Paulo, Pedro ou Cristo?

10 Irmãos, suplico-lhes em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que vivam em harmonia uns com os outros e ponham fim às divisões entre vocês. Antes, tenham o mesmo parecer, unidos em pensamento e propósito. 

Ou seja, antes mesmo que qualquer tipo de discussão, tenhamos um só pensamento (uma só fé) um só propósito.

11 Pois alguns membros da família de Cloe me informaram dos desentendimentos entre vocês, meus irmãos. 

12 Refiro-me ao fato de alguns dizerem: “Eu sigo Paulo”, enquanto outros afirmam: “Eu sigo Apolo”, ou “Eu sigo Pedro”,[b] ou ainda, “Eu sigo Cristo”.

Mais uma vez pergunto, quem é o maior dentre os nomes acima citado?

13 Acaso Cristo foi dividido? Será que eu, Paulo, fui crucificado em favor de vocês? Alguém foi batizado em nome de Paulo? 

14 Graças a Deus, não batizei nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio, 15 de modo que ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome. 

16 Sim, também batizei a família de Estéfanas, mas não me lembro de ter batizado mais ninguém. 

Você pode ler que o apóstolo Paulo afirmou no versículo 14: “Graças a Deus, não batizei nenhum de vocês…” ou como diriamos: “Ainda bem que não batizei ninguém”. Por que se Paulo tivesse batizado alguns daqueles que estavam praticando o partidarismo dentro da igreja, haveria mais discussões, e acredito que diriam: Meu grupo de Paulo é o melhor, por que além de ter pregado pra nós, ainda nos batizou, então somos duplamente abençoados e quem não é… baboseiras…

17 Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar as boas-novas, e não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não perca seu poder.

É engraçado que quando a gente lê e podemos até afirmar: “Que ridículo essa discussão!”. Afinal de contas, quem é o maior entre os nomes acima citado? É um pensamento imaturo, infantil e outros adjetivos. Mas hoje, dentro da igreja esse tipo de divisão ainda existe. Em muitas situações essa unanimidade de pensamento, de fé e propósito não existe.

Tanto, que é comum lermos ou ouvimos falar sobre pessoas que trocaram a comunhão com o Espírito Santo, deixando de seguir a Cristo, deixando suas igrejas para seguir pastores e obreiros caídos. Como se fosse lá em Corinto: Ah! como deixar de acreditar naquele bispo (agora ex-bispo) que me ajudou (mas se prostituiu, roubou oferta da igreja entre outros)? Como não dar mais ouvidos a ele? Como não seguí-lo mais?

Mas aquele meu antigo pastor que cuidou de mim, mas ele saiu da minha igreja e abriu outra igreja e que agora quer me levar pra lá com a frase: Deus está em todos os lugares.

Ora, se um pastor caído, convence uma ovelha a sair do curral dela, onde é cuidada por outro pastor, pra ir para o curral seu curral, não está havendo aí uma divisão?

Não é o mesmo que um homem chegar para uma mulher casada e dizer: Deixe seu marido e vem morar comigo! Não está acontecendo aí uma divisão? Não vai haver brigas? Discussões e até mesmo morte?

Então meditem novamente no que o Apóstolo Paulo ensinou:

10 Irmãos, suplico-lhes em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que vivam em harmonia uns com os outros e ponham fim às divisões entre vocês. Antes, tenham o mesmo parecer, unidos em pensamento e propósito. 

Pra terminar capítulo 4.

14 Não escrevo estas coisas para envergonhá-los, mas para adverti-los como meus filhos amados. 15 Pois, ainda que tivessem dez mil mestres em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois eu me tornei seu pai espiritual em Cristo Jesus por meio das boas-novas que lhes anunciei. 16 Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores.

20 Pois o reino de Deus não consiste apenas em palavras, mas em poder. 21 O que vocês escolhem? Devo ir com vara para castigá-los ou com amor e espírito de mansidão?

Eu prefiro amor e espírito de mansisão…. e você?