O que é o Filme Nada a Perder 2?

Quando criança, vi minha mãe abandonar a ubanda e começar a frequentar uma igreja que estava se tornando famosa “negativamente” pela opinião pública, empurrada pela televisão. Essa igreja se chamava UNIVERSAL, a igreja do Bispo Macedo. Hoje pra mim o nome é lindo, tanto da igreja quanto do Bispo Edir, que passei amar com todo carinho e respeito. Mas vendo as informações pela televisão Manchete e principalmente a Globo, a minha mãe frequentava a igreja que rouba dinheiro das pessoas.

Antes eu só ouvia falar.

Quando adolescente, nunca parei pra questionar por que as pessoas davam dinheiro para um pastor ladrão que estava o tempo todo pedindo dinheiro. A igreja está roubando os pobres… Como podia o pastor ladrão… pessoas que não tem o que comer… Acho que estou até pegando leve nas acusações, mas eu, como qualquer pessoa que assistia a televisão ou lia jornais, começava a se revoltar com a igreja, os pastores e o povo que era burro e se deixava ser enganado.

Poucos anos depois eu comecei a frequentar a Universal, conhecer os pastores, aprendi a manifestar a fé no Senhor Jesus e entreguei minha vida a Ele. Todas as acusações sobre a igreja, eu nem me lembrava mais e passei de perseguidor a perseguido. E por mais que eu tentasse encontrar uma forma do quão maravilhoso era o Senhor Jesus e a transformação que aconteceu em minha vida e que também acontecia na vida de milhões de pessoas, era impossível tirar da mente delas aquilo que já estava plantado em suas mentes através da mídia: O bispo macedo é ladrão, igreja rouba entre outras acusações.

Os anos se passaram e eu não consegui provar pra quem eu queria o quão maravilhoso era estar na presença de Deus na Universal. As acusações vinham de todos os lados, seja da mídia, da família, dos amigos, dos parentes, de amigos de outras igrejas… era difícil. Eu queria manter amizade com todos, então assumi pra mim, que assim como Cristo deixou escrito para nós que o mundo nos odiaria em amor a Ele, eu deveria suportar. Então apartir da 1990 eu comecei a fazer parte da história da Universal e o Bispo Macedo na minha vida.

Mas o filme Nada a Perder 2?

O que tem haver com isso? Simples. Ele narra fatos que aconteceram após a sua prisão. Chute da santa, queda da igreja em Osasco, até a construção do Templo de Salomão.

Ao ver o filme, me vi ali. Era como se eu estivesse ali dentro, compartilhando com o Bispo Macedo uma parte de seu sofrimento e suas conquistas. Há amigos meus que foram perseguidos por causa do chute na santa. Há outros que foram impedidos de usar seus uniformes. Eu não podia citar o nome Igreja Universal. Esses e outras situações e memórias que foram compartilhadas no filme, sentimos na pele.

Minha esposa chorou o filme todo. Um filme passou na mente dela. Era como se ela estivesse dentro do filme e eu compartilhei nas redes sociais.

Após ver o filme passamos alguns dias relembrando aqueles momentos de alegria, angústia, sofrimento e vitórias.

Não vou dar spoiler do filme. Mas posso resumir o filme com uma frase:

Nós estávamos lá. Nós vencemos!

Alexandre Cruv