A importância do Espírito Santo.

Olá meus irmãos, que Deus os abençoe ricamente. Eu acredito que você já ouviu falar centenas de milhares de vezes sobre a importância do Espírito Santo e que sem Ele é impossível ser um cristão autêntico.

Não há um selo visível para que todos vejam e possam afirmar se estão ou não batizados com o Espírito Santo, mas, como a bíblia mostra, quem tem o Espírito Santo, manifesta o seus frutos, como descrito no livro de Gálatas 5.16-25. E quem não manifesta os frutos do Espírito Santo, então manifesta as obras da carne.

Gálatas 5. 16-25 - As obras da carne e o fruto do Espírito
16Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
25Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 26Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.

Eu não pretendo fazer nenhum tipo de Estudo baseado no Espírito Santo e não tenho o hábito de pregar em cima de apenas um ou dois versículos e nosso objetivo será sempre que haja reflexão sobre o assunto. Vou deixar o Estudo mais elaborado sobre o Espírito Santo outro artigo.

Em curtas palavras, o Espírito Santo:

  • Convence o Homem do pecado, da Justiça e do Juízo.
  • Muda completamente o caráter do Homem.
  • Dá a capacidade de Domínio Próprio (O homem sem Deus não consegue se dominar).
  • Dá a capacidade amar o Próximo (amar a quem não conhece, que não é parente, amor Ágape, “Amor Incondicional”).
  • Sem o Espírito Santo, não há Ministério na Igreja.
  • Dá a capacidade para vencer na batalha espiritual (lutar contra o diabo e potestades)
  • Dá a Sabedoria que vem de Deus (o Cristão para de se orientar com pessoas que não professam a mesma fé, por exemplo).
  • O Espírito Santo é Deus (O próprio Deus dentro do homem).
  • Outros… (enumere nos comentários)

Acima tem algumas evidências de quem é batizado com o Espírito Santo. Lembrando que, na igreja, todo mundo é de Deus e batizado, mas entre quatro paredes, no trabalho, na rua, no relacionamento com pessoas descrentes, mundanos ou de outras religiões é que se vê quem é quem diante de Deus e dos homens.

Atos 1.8
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.

Na primeira carta de João afirma: Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 1 João 5. 19

E após o Batismo com o Espírito Santo, o Apóstolo Paulo ainda afirma de que o Cristão deve ser revestir da Armadura de Deus:

Efésios 6.10-20 - A armadura de Deus
A armadura de Deus
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade Is 11.5 e vestindo-vos da couraça da justiça. Is 59.17
15 Calçai os pés Is 52.7 com a preparação do evangelho da paz;
16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação Is 59.17 e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,
20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

Então, se uma pessoa afirma que está cheia do Espírito Santo, mas:

  • Dá volta (enrola, não paga os outros);
  • Bate na mulher;
  • Não vence as obras da carne;
  • Tem a necessidade de ser sensual;
  • Não perdoa, Guarda mágoa;
  • Xinga palavrões (e ainda afirma que não é palavrão)
  • Outros (enumere outros exemplos nos comentários)

Logo, com as informações acima, podemos dizer que são tudo obras da carne.

Por isso o objetivo de todo o Cristão é ter o Espírito Santo, sem ele é impossível se assemelhar a Cristo. Ser Testemunha de Cristo.

Enfim, quem tem o Espírito Santo é diferente. E quem não tem, tenta ser diferente.