Devo orar todos os dias mesmo?

Se tem uma coisa que o Cristão deve fazer a vida toda é orar. É uma das formas de manter um bom relacionamento com Deus, além da leitura diária da bíblia é a oração.

Não foi sem motivo que na bíblia o Apóstolo escreveu:

‘Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal. ‘ 1Tessalonicenses 5:16-22 https://my.bible.com/bible/1608/1TH.5.16-22 (Versão ARA)

Explicado um pouco melhor na versão NVT:

‘Estejam sempre alegres. Nunca deixem de orar. Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. Não desprezem as profecias, mas ponham à prova tudo que é dito e fiquem com o que é bom. Mantenham-se afastados de toda forma de mal. ‘ 1Tessalonicenses 5:16-22 https://my.bible.com/bible/1930/1TH.5.16-22 (Verão NVT).

Entenda, o diálogo diário para com Deus, seja em oração ou na leitura da Bíblia (que é a Palavra de Deus ou Deus falando) é o que nos faz entender o que estamos ou não fazendo e para onde devemos ir.

Se no versículo acima diz: … Mantenham-se afastados de toda forma de mal… como vamos saber? Lendo, dialogando com Deus ou com alguém convertido a mais tempo que possa te orientar. É assim,

Sei que algumas vezes ouvimos: Deus sabe de tudo! Ele sabe o que estou passando! Mas isso não é motivo para não continuar orando, confessando pecados, clamando, contando sobre seu dia, dividindo experiências com Deus, da mesma forma ou melhor do que estivesse dividindo com seu melhor amigo. Aliás, aconselho que O torne seu Melhor Amigo.

Quando a gente lê o Antigo Testamento, diversas vezes Deus orienta aos Profetas para repreender o povo que estava se esquecendo dele e só lembrando nas horas amargas.

‘Enquanto vocês praticavam essas maldades, diz o Senhor , eu lhes falei repetidamente, mas vocês não quiseram ouvir. Eu os chamei, mas vocês se recusaram a responder. ‘ Jeremias 7:13 https://my.bible.com/bible/1930/JER.7.13

‘“Meu povo, porém, não me deu ouvidos. Continuaram a fazer o que bem queriam e a seguir os desejos teimosos de seu coração perverso. Andaram para trás em vez de avançar. ‘ Jeremias 7:24 https://my.bible.com/bible/1930/JER.7.24

‘Meu povo, porém, não me deu ouvidos. Foram ainda mais teimosos e desobedientes que seus antepassados. ‘ Jeremias 7:26 https://my.bible.com/bible/1930/JER.7.26

Ou seja, Deus estava o tempo todo querendo falar, ser ouvido, ser adorado, ser lembrado pelo menos pelas maravilhas que fez libertando o povo das mãos de faraó.

Há uma frase que Deus disse mais de uma vez e que ficou registrado em diversos livros:

“Eu sou o Senhor Teu Deus que te tirei da terra do Egito…” Era uma lembrança para aquele povo, pra mostrar que por Sua causa, eles não eram mais escravos. Vou deixar aqui um link de referência cruzada pra você estudar.

Pra você ter uma ideia por que é importante orar; Em Efésios 4 temos uma orientação:

‘Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. E “não pequem ao permitir que a ira os controle”. Acalmem a ira antes que o sol se ponha, pois ela cria oportunidades para o diabo. ‘ Efésios 4:26-27,31 https://my.bible.com/bible/1930/EPH.4.26-27,31

Imagine comigo lendo os versículos acima. Como podemos nos livrar da amargura, não deixar que a raiva fique remoendo no coração e estômago durante dias, dando espaço para o diabo falar na mente e influenciar a pagar com a mesma moeda, mal com o mal? ORAÇÃO! É orando! Falado com Deus.

Então irmãozinho, siga a direção, ore continuamente, todos os dias. Hore pela manhã, tarde, noite, converse com Deus, divida suas alegrias, tristezas, frustrações, preocupações, tire suas dúvidas, peça direção, mesmo que uma voz te diga: – Pra quê orar se você só conta derrota, só reclama, só pede, pede e pede…” Mesmo assim, faça! Pois é esse relacionamento que Deus quer conosco.

Sim, comigo e com você.

Guarde essa orientação e Pratique 🙂

Alexandre Fernandes.
CRUV.