Otário! Fica dando dinheiro para o Pastor

Uma das grandes dificuldades para o Cristão, Novo Convertido é explicar para a família, amigos e outras pessoas questões relacionadas a dízimos e ofertas, ou seja, dinheiro.

Me lembro que doía o coração, quando era obrigado a ouvir: Otário! Fica dando dinheiro para o Pastor. O pastor está rico, andando de carro e você está aí andando a pé. Se é chato ouvir isso hoje, imagine no início dos anos 90 quando a Universal estava crescendo nos Estados Unidos, o “chute na santa” entre outros. Com certeza, era muito mais doloroso que hoje. Aliás, quanto mais nos mantermos na fé diante das perseguições, mais vamos dominando o assunto.

Por isso é importante ler a bíblia

É por isso que Deus, chamou a Josué, dando algumas direções, ORDENANDO que ficasse atento a todas as direções que Moisés tinha lhe passado e ordenou também, que jamais deixasse de meditar, dia e noite no Livro da Lei. Hoje, posso afirmar que essa é uma das condições para os Cristãos viver bem com Deus, principalmente para o novo convertido; Pois é nela que encontramos respostas a dúvidas ou questionamentos, sejam nossos ou de outros.

Josué 1. 7-8
7 Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

A nosso missão como Cristão é cumprir o “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15 ARA” Ou seja, levar ao conhecimento do mundo quem é Jesus, o que ele fez em nossa vida, as boas novas do Evangelho, mas o povo quer saber da “riqueza financeira” da igreja.

Pra nós Cristãos, o relacionamento com Deus nos dízimos e ofertas está bem claro, como descrito no livro de Malaquias, no Antigo Testamento.

Malaquias 3. 6-12
O roubo no tocante aos dízimos e às ofertas
6 Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
7 Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.
10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
Lv 27.30; Nm 18.21-24; Dt 12.5-7; 14.22-29; Ne 13.10-12
11 Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
12 Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.

Então, de onde Jesus tirava dinheiro pra se sustentar?

Você já se fez essa pergunta? O cristão dá seu dízimo e oferta para o bem ou sustento da Obra de Deus, mas quem sustentava Jesus, já que a bíblia cita diversas vezes que ele comia e bebia? Vamos ver na bíblia de onde vinha o sustento de Jesus?

Lucas 8. 1-3 // NTLH
1 Algum tempo depois Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele,

2 e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios;

3 Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Susana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos.

Ou seja, Jesus era sustentado pela oferta ou recursos de quem o seguia, da mesma forma que o povo de Israel sustentava o templo com o Dízimo (Primícias) e Ofertas; e como hoje sustentamos a igreja e o corpo eclesiástico.

E como o assunto é dinheiro, não podemos nos esquecer também de Judas Iscariotes, né?

Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Segundo os Evangelhos canônicos, Judas foi o traidor que vendeu Jesus aos soldados romanos, por 30 moedas de prata. … Por ser o mais instruído tornou-se o tesoureiro dos Apóstolos e foi designado para cuidar do dinheiro do grupo.

Se preocupou tanto com dinheiro que traiu Jesus por isso… //Mas isso é história para outro estudo.

Moral da História.

Tem pessoas que está preocupado com o dinheiro que não é dele e enquanto nós, estamos apenas dando continuidade ao que nossos antepassados faziam, antes de nós.