Reflexão

O Espírito Santo me fez enxergar que eu era arrogante e mudei na marra.

Um dia o Espírito Santo me mostrou que eu era arrogante ou me comportava com arrogância em algumas situações e isso me deixou muito mal, por que afinal de contas, quem gosta de ter seus defeitos revelados? Ainda mais o que os outros vem e a gente não?

Já faz algum tempo que numa orientação, sou obrigado a ler o dicionário para explicar e aprender palavras e buscar seus sinônimos, por que temos o hábito de fazer uso errado de palavras e expressões e eu não quero ser um analfabeto funcional. Pra isso eu sempre recomendo ver um trecho de vídeo sobre analfabetismo funcional do Brasil Paralelo.

Como Cristão, temos por hábito decorar algumas palavras, frases, versículos ou passagens bíblicas. Alguns de nós decoram por causa da prática, outros por que assim foi ensinado ou pra mostrar que é conhecedor da Palavra de Deus.

Eu também aprendi muita coisa, não por meditar na palavra de Deus, mas por que ouvia irmãos de Obra, mais antigos e tomava pra mim tudo que me ensinavam como algo bom; Mas no futuro o Espírito Santo foi me mostrando que alguns hábitos ou atitudes eram erradas.

O hábito de decorar algumas palavras ao invés de entender o conceito e não praticá-las. Palavras como Orgulho (tem o conceito bom “sentimento de prazer, satisfação” e “vaidoso” que lembra o diabo), Altivez (nariz empinado, aquele que se sente e se comporta como ser superior), Rebeldia, seus sinônimos entre outros.

Ao ler acima o que é arrogância: “Qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez”.

Aproveitando, a gente pode ler Provérbios, pra ajudar nesse nosso texto de reflexão. Vou publicar em mais de uma versão.

Provérbios 6:16-19 ARA
16 Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.

Provérbios 6:16-19 NVT
16 Há seis coisas que o Senhor odeia, ou melhor, sete coisas que ele considera detestáveis: 17 olhos arrogantes, língua mentirosa, mãos que matam o inocente, 18 coração que trama a maldade, pés que se apressam em fazer o mal, 19 testemunha falsa que diz mentiras, e aquele que semeia desentendimento entre irmãos.

Onde eu quero chegar? Então, vou pro podcast para explicar melhor.